Visão Hospitalar – É urgente analisar qual o melhor modelo de remuneração para o SUS

Para advogada de Direito Médico Mérces da Silva Nunes, tabela atual provoca “insatisfação entre os participantes”

Na semana passada, o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, afirmou que pretende substituir a tabela do Sistema Único de Saúde (SUS) por um modelo de pontuação e premiação que promova a concorrência entre hospitais. Implementada no início da década de 1990, a tabela uniformiza os valores repassados pelo governo federal para unidades de saúde públicas ou filantrópicas para pagar por seus respectivos gastos, independentemente do local do país.

“A tabela do SUS é apenas uma referência como qualquer outra, na qual todos os serviços ambulatoriais e hospitalares, contratados com prestadores privados e filantrópicos serão pagos pela União, de acordo com a precificação estabelecida pelo Ministério da Saúde”, explica a advogada e especialista em Direito Médico Mérces da Silva Nunes.

“O ministro entende que a saúde pública deve passar por reformas estruturantes e isso inclui a ‘adoção de um modelo de remuneração orientado por indicadores e metas’”, observa a especialista, acrescentando que Queiroga “considera a tabela de procedimentos com valores fixos desarrazoada, principalmente na atenção especializada”.

Para Mérces, é realmente urgente analisar, entre os diversos modelos de remuneração em saúde, “qual o melhor e mais adequado modelo para o SUS, uma vez que o atual modelo de remuneração de procedimentos, com orçamento transferido pelo governo federal, além de não ser financeiramente vantajoso, provoca absoluta insatisfação entre todos os participantes — usuários, prestadores de serviços e União”.

A advogada considera “inegável” que — apesar de a Constituição Federal estabelecer que a saúde é um de seus deveres — “o próprio Estado quer entregar aos cidadãos um sistema público de saúde com bom atendimento, mas que seja muito mais efetivo e tenha custo menor”.

Os pacientes, por sua vez, querem um serviço de saúde que melhor atenda às suas necessidades, enquanto os prestadores de serviços desejam ser bem remunerados. Tudo isso exige a substituição do atual modelo de remuneração do SUS por um outro que seja mais eficaz, efetivo e plenamente satisfatório para todos os seus integrantes.”

Fonte: “É urgente analisar qual o melhor modelo de remuneração para o SUS”, diz especialista – Revista Visão Hospitalar (revistavisaohospitalar.com.br)

Veja também

Herança de Preta Gil: Veja patrimônio e herdeiros da cantora

Cantora morreu no último domingo, 20, e deixa sociedade em empresa digital, além de bens materiais Preta Gil, de 50 anos, morreu no último domingo,...

Imóveis, empresa e patrimônio cultural: a divisão dos bens de Preta Gil

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Ao que tudo indica, o processo de inventário que corresponde à divisão dos bens e patrimônio de Preta Gil, que...

Cônjuge de fora da herança? Reforma do Código Civil propõe mudança polêmica

Projeto de lei quer retirar parceiros da lista de herdeiros necessários em casos de sucessão Uma proposta no projeto de reforma do Código Civil pode alterar as...

Herança: decisão do STF pode devolver dinheiro ao contribuinte; veja como aproveitar

Herança: decisão do STF pode devolver dinheiro ao contribuinte; veja como aproveitar O Supremo Tribunal Federal (STF) declarou inconstitucional, no fim do ano passado, a cobrança...

Nos preocupamos com seus dados e adoraríamos usar cookies para tornar sua experiência melhor.

Políticas de privacidade